Olá a todos, bem-vindos!
Coração Luso

Foi em 2012 que saí de Portugal pela primeira vez e, quatro anos depois, pela segunda. Viver longe da família, amigos, deixar para trás tudo e todos não é fácil. Confesso que recordar os primeiros tempos ainda me dá arrepios; ali estava eu sozinha, tudo tão estranho, a língua, as pessoas, as casas, os lugares, a comida, o tempo, tudo fazia confusão. Perante todas as dificuldade que senti na pele, dei comigo a pensar que coragem tinham as pessoas que saiam do seu próprio país. E, os emigrantes de outrora, mais corajosos foram ainda, emigrar com pouca ou nenhuma informação, sem uma rede de apoio, sem haver internet como deveria ser difícil! Foi, então, num rasgo de inspiração que senti que devia fazer algo pelos emigrantes, sendo eu jornalista e apaixonada por histórias, o conceito estava criado: contar as histórias de vida dos nossos corajosos emigrantes. E, assim em Fevereiro de 2012 nasceu este blogue.

O Coração Luso conta histórias de emigrantes portugueses espalhados pelo Mundo: as suas experiências de vida, sucessos e fracassos com o propósito de inspirar outras pessoas. Com altos e baixos um longo caminho já foi percorrido. Entre 2015 e 2016 o Coração Luso teve o seu espaço na televisão portuguesa, consagrando-se como rubrica no programa A Tarde é Sua da TVI. Com o programa, viajei por vários países europeus e Canadá, realizando reportagens ilustrativas da vida do emigrante nas diversas realidades profissionais e pessoais. Para além da documentação das histórias de emigrantes, também escrevo histórias sobre aqueles que de alguma forma se destaquem nas suas terras em Gente da Minha Terra.

Por fim, dizer-vos apenas que guardo no meu coração todas as entrevistas e histórias que fiz até hoje, todas elas, de uma forma, ou de outra, têm me enriquecido profissionalmente e pessoalmente. É com muita paixão que me dedico a este meu Coração Luso.

 

Mara Alves é a fundadora do Coração Luso. Licenciada em Jornalismo e Comunicação, pós-graduada em Jornalismo  e mestranda em Jornalismo, Comunicação e Cultura. Foi na Rádio que começou, chegando a colaborar com a Rádio Renascença, na televisão passou pela RTP2, pela TVI e, mais recentemente, RTP Internacional. É apaixonada por histórias, gosto que herdou do seu avô. É emigrante no Reino Unido.