Apoio psicológico para emigrantes

Plataforma on-line de terapêutas

0
678

RUMO é uma plataforma on-line de apoio à comunidade emigrante que presta serviços de saúde promovendo o bem-estar sem fronteiras à distância de um click. A ideia da RUMO surgiu de uma conversa entre os Co-fundadores – Francisco Valente Gonçalves e Carolina Oliveira Borges – amigos e colegas do ISPA-IU.

Francisco viveu em Inglaterra, durante o período em que estava a fazer o seu doutoramento. Nessa altura, sentiu a necessidade de realizar psicoterapia, o facto de o ter feito numa outra língua e numa outra cultura, fez com que o co-fundador da RUMO percebesse o quanto importante seria a comunidade emigrante ter apoio no âmbito psicoterapêutico sem a barreira da língua e da a cultura dos países de acolhimento, ou seja, em português. 

Equipa de terapeutas da RUMO.

Assim, considerando a esfera global e digital, teve a ideia de criar um serviço on line que disponibiliza vários terapeutas capacitados para prestar apoio à distância. Para quem procura um novo rumo e, apesar das diferenças, por cada história de vida da pessoa e motivos de migração, o fato de partilharem as especificidades desta experiência, sugerem-se algumas semelhanças, como por exemplo, no período de adaptação com transformações a todos os níveis – psicológico, físicos, biológicos, sócio-económicos.

Na nota enviada, é ainda referido que “a plataforma RUMO não quer estereotipar a experiência migratória e atribuir-lhe um carácter patológico, mas sim tornar evidente as vivências individuais mas também comuns a esta comunidade (o processo migratório poderá ser, por si só, um fator de risco, pela sua vulnerabilidade). A plataforma RUMO quer dar voz a esta comunidade, numa leitura integrada, pela prevenção e promoção da saúde e do bem-estar psicológico.” 

A RUMO tem vindo a apresentar-se como uma resposta clínica efetiva e acessível para pessoas em situação de migração, assim como uma valência social para situações de emergência social (ex. atentados terroristas ou desastres naturais onde migrantes estiveram expostos). 

Dentro dos serviços disponíveis, estão ao dispor dos emigrantes: acompanhamento psicológico, coaching de carreira, psicoterapia, consultoria, prevenção e promoção da saúde mental. Para que quiser aceder a estes serviços pode fazê-lo no site da RUMO  e fazer uma marcação on-line. A 1ª consulta é gratuita. 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.