Emigrantes

Dedicada inteiramente aos emigrantes portugueses, esta categoria contempla as histórias de quem foi, de quem voltou, os sucessos, os fracassos, as verdadeiras experiências. A par disto, informações, dicas, notícias e tudo aquilo que importa à comunidade emigrante portuguesa.

Dedicada inteiramente aos emigrantes, esta categoria contempla as histórias de quem partiu: os sucessos, os fracassos, as verdadeiras experiências de viver noutro país.

“Em Portugal a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre.”
— Eça de Queirós

Mickael Oliveira

Tenho 27 anos, nasci e vivo em França. Sou filho e neto de emigrantes portugueses. Isto é, os meus avós emigraram com os meus pais, mas os meus pais voltaram mais tarde para Portugal.

Simão Miranda

Simão Miranda é um jovem de 22 anos que abandonou o país que o viu nascer em Agosto de 2015. Oriundo de uma pequena aldeia, Alcaide, situada na localidade do Fundão, reside em Bienne, Suiça onde trabalha.
video

Joana do Mar

Joana do Mar é natural da Benedita e vive em Inglaterra há cerca de três anos. Formada em Medicina Nuclear, uma área de difícil empregabilidade em Portugal. Por isso, um regresso ao país não está previsto nos próximos anos.
video

Lucídio Oliveira e Diana Carvalho

Lucídio sofre de distrofia muscular mas nem a doença foi uma barreira para procurar novas oportunidades num outro pais. Hoje vive com a namorada Diana na ilha de Malta.

Susana Lopes

Susana Lopes tem 40 anos, deixou Portugal há três. Professora de Yoga reside hoje em Alesund, na Noruega. Casada e atualmente com três filhos, abandonou Portugal por iniciativa do marido em busca de uma vida melhor.

Inês Rola

Inês Rola tinha apenas 20 anos quando saiu pela primeira vez de Portugal, a primeira vez a viver fora de casa dos pais, a primeira vez a viver noutro país.

Inês Pimentel

Portugal, Austrália, Singapura, Inglaterra e Emirados Árabes Unidos, Inês já viveu em todos estes países. Considera-se uma cidadã do mundo e acredita que ainda há muito para conhecer. 25 de Abril, dia da revolução, da liberdade, dia em que Inês mudou de vida, o dia em que emigrou.

Mauro Félix

Mauro Félix, 31 anos, natural de Lisboa. Mudou-se para Manchester no Reino Unido, já lá vão oito anos, fazia aquilo que gostava. Era assistente de produção, mais propriamente, trabalhava na produção de telenovelas num canal de televisão conhecido por todos nós.

Crise na Venezuela

Nino e Ana, com quem o Coração Luso falou, são dois emigrantes que vivem na Venezuela e apesar da atual crise não pretendem regressar.

Raquel Fera

Com receio do rumo que Portugal levava, Raquel saiu do país com o marido em 2012 e escolheu Macau para iniciar a sua nova vida. Em Macau criou a sua própria padaria e garante que é feliz com o seu novo negócio e para já não pensa regressar a Portugal.

O Coração Luso teve o seu espaço na televisão portuguesa, consagrando-se como rubrica no programa “A TARDE É SUA” da TVI. Durante meses, a jornalista Mara Alves viajou por vários países europeus e Canadá, realizando reportagens ilustrativas da vida do emigrante nas diversas realidades profissionais e pessoais, bem como, os verdadeiros objectivos de emigração.

video

Pedro Gonçalves

Em 2003, Pedro Gonçalves deixou Barcelos para emigrar para o Canadá. Pouco tempo depois, conheceu Anita, uma luso-descendente, por quem se apaixonou. O maior objetivo é regressar a Portugal.
video

Fábio Rodrigues

Fábio Rodrigues tem 25 anos e deixou Portugal há três. Terminou a licenciatura mas não conseguiu emprego em Portugal, o namoro com uma italiana ditou-lhe o futuro.
video

Catarina Nogueira

Foi em abril de 2010 que Catarina saiu de Portugal. Tirou o curso de Técnica de Radiologia na Universidade de Aveiro, mas não conseguiu trabalho na sua área. Hoje, é chefe de departamento num dos principais hospitais de Londres!
video

Juliana Duque

Depois de ter tido alguns trabalhos precários em Portugal, Juliana Duque rumou a Itália e hoje tem a estabilidade que tanto desejava.
video

Augusto Lopes

Augusto Lopes deixou Portugal há três anos, partiu para a Eslováquia, apenas com o intuito de ficar seis meses, a fim de concluir os estudos. Contudo, quis o destino que uma passagem pela Suíça lhe ditasse o futuro e acabou por não regressar a Portugal, mesmo contra a vontade dos pais.
video

Hermínia Couto

Quando o drama do desemprego bateu à porta, o marido de Hermínia teve de emigrar para o Canadá, passados dois anos fez as malas e juntou-se ao marido com as duas filhas.
video

Pedro Soares

Pedro Soares tem 30 anos e deixou Portugal há dois. Licenciado em Educação Física, em Portugal chegou a dar aulas, mas a situação precária levou-o a emigrar para Londres.
video

Tiago Mourão

Tiago Mourão tem 30 anos, há cinco deixou Portugal rumo a Barcelona. Quis a sorte e o destino que este portugês natural de Braga conquistasse Espanha e hoje ocupa o lugar de diretor de uma empresa de recrutamento.
video

Liliana Ribeiro

Liliana Ribeiro emigrou há dois anos e meio para o Canadá. Em Portugal era operária fabril, mas o desemprego do marido empurrou esta família para a emigração. Para trás ficou uma casa, a família, uma vida!
video

Pedro Ferreira

Pedro Ferreira cresceu no seio de uma família muito unida que, desde sempre, o impulsionou a lutar pela vida, principalmente o pai. Formado em Farmácia, há seis anos deu a primeira pisada no campo da emigração, quando foi estudar para Madrid. Um ano depois, regressou a Portugal, mas o amor e um emprego falaram mais alto – Madrid já estava destinado.