Portugal

Estórias, perfis, factos, entrevistas com pessoas que se destaquem de algum modos nas suas terras. Esta secção é dedicada a todas as regiões de Portugal.

Esta categoria contempla as gentes das aldeias, vilas e cidades de Portugal, todos têm voz nesta categoria: as suas histórias, as suas habilidades, as suas artes. Queremos valorizar e dar a conhecer as raízes que nos singram como portugueses.

“Ó gente da minha terra
Agora é que eu percebi
Esta tristeza que trago
Foi de vós que recebi”

— Amália Rodrigues

Pedro Noel

Era apenas um jovem quando, aos 15 anos, Pedro Noel descobre aquela que se tornaria, não só uma profissão como uma das grandes paixões da sua vida: a fotografia.

Isabel Marouço

O sonho de se tornar educadora de Infância realizou-o, mas já ficou lá atrás. Escrever  e, continuar a sonhar através das palavras, dos pensamentos, dos versos e dos poemas que lhe saem da alma e da serra que a inspira, é um sonho realizado todos os dias.

Sapateiro Expresso

O seu nome é Pedro Miguel e é Técnico de Reparação de Calçado há cerca de 15 anos. Na sequência de uma situação de desemprego, Pedro mete mãos à obra e é assim que surge a ideia do “sapateiro expresso”.
video

Marco Vieira

Marco Vieira é fundador da Escola de Música Tradicional de Odemira. Um projeto que nasceu em 2013 e que junta filhos, pais e avós para aprenderem a tocar instrumentos tradicionais que já estavam quase esquecidos. O aluno mais novo tem 4 anos e o mais velho 76.
video

Ricardo Laginha

Ricardo Laginha é um acordeonista de grande sucesso no baixo Alentejo. Desde os 6 anos que se dedica ao acordeão. Faz bailes por todo o país e conta com uma legião de fãs que o seguem pelas redes sociais.
video

Os Discípulos

Os Discípulos são um grupo de cante alentejano constituído por 23 elementos, entre os 14 e os 18 anos. O grupo existe desde 2013 e pretende manter viva a tradição do cante alentejano.

Elise Haton

Elise Haton é uma luso-francesa que vivia em Lisboa e tinha em emprego estável na área da organização de eventos. Um dia, decidiu despedir-se e optar por outro estilo de vida, fora da «cidade urbana aglomerada de gente sem tempo».

Nesta categoria destacamos quem por algum motivo se destaca na sua vida, na sua arte em Portugal.

“Há histórias que inspiram vidas e vidas que inspiram histórias.”

— autor desconhecido

Todos Iguais, Poucos Diferentes

Foi aos 25 anos que Diana Isabel Morais de Carvalho, atualmente com 28, decidiu deixar para trás o país que a viu nascer. Foi Malta, o país onde reside atualmente o jovem casal, que viu surgir pelas mãos de Diana, a obra “Todos Iguais, Poucos Diferentes”
video

Marco Rodrigues

Com quatro trabalhos gravados e algumas colaborações noutros tantos, o seu último trabalho “Fados do Fado” foi nomeado para um grammy Latino.
video

Joana Oliveira e Tiago Fidalgo

Joana e Tiago estão a dar a volta ao Mundo de mochila às costas. Gastam uma media de 7,50€ por dia e já visitaram à volta de 30 países. Regressam a Portugal no próximo verão.
video

Wallace Oliveira

Wallace Oliveira é brasileiro e toca guitarra portuguesa. Em criança descobriu a cultura portuguesa e chegou a pertencer a ranchos folclóricos. Apaixonou-se pela guitarra portuguesa há cerca de três anos.
video

André Leonardo

André Leonardo é considerados um dos sete jovens que está a inspirar o mundo. É empreendedor, escritor, orador e viajante.

Luís Filipe Borges

Apresentador, escritor e guionista, Luís Filipe Borges , nasceu em Angra do Heroísmo, nos Açores. A 1500 quilómetros de casa, o apresentador do 5 para a meia-noite diz sentir-se por vezes emigrante no próprio país.

Rodrigo Costa Félix

Rodrigo Costa Félix é um dos fadistas percussores do novo fado e um dos cantores herdeiros da grande tradição masculina do fado de Lisboa.

Luís Costa Ribas

Luís Costa Ribas tem mais de 30 anos de carreira como jornalista e repórter. Passou 22 anos da sua carreira nos EUA, onde foi correspondente de alguns órgãos de Comunicação Social, sendo a SIC aquele que mais visibilidade lhe deu.

Mariana Martinho

A participação em algumas séries televisivas ditaram a mudança para Lisboa, tinha então 16 anos. A conhecida série juvenil Morangos com Açúcar foi uma das últimas experiências que teve em televisão. Depois disso, Mariana Matinho mudou-se para o Mundo.

Bruno Colaço

Desta vez, revelamos uma história de uma coração luso que vive em Portugal, a inspiradora história de Bruno Colaço, o fotojornalista que encara a forma de fotografar casamentos como se de um acontecimento jornalístico se tratasse.